sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Pintura Barroca na Itália

Annibale Carracci, seu irmão Agostinho e seu primo Ludovico foram os três artistas que tiveram maior repercussão em Roma. Annibale, famoso em Bolonha por sua pintura em afresco, chegou a Roma em 1595 para pintar a abobada do salão-galeria do palácio Farnesio (1597-1600). Foi sua obra mais importante, e constituiu um ponto chave para a evolução posterior do classicismo barroco, do que Annibale foi o principal repercusor.
Outros classicistas, como os pintores franceses Nicolas Poussin e Claudio de Lorena chegaram do exterior para trabalhar em Roma. Caravaggio também se mudou para Roma seu rival era Annibale Carracci. O Brás como A vocação de São Mateus e o Martírio de São Mateus (c.1599-1600,igreja de São Luis dos Franceses,Roma) foram bem acolhidas, convertendo-se Caravaggio no mestre de toda uma escola de naturalistas barrocos.O naturalismo se propagou durante as duas primeiras décadas do século XVII graças a outros pintores italianos como Orazio Gentileschi entre outros.
A pintura barroca teve lugar em fins da década de 1620. Alguns artistas tentaram introduzir um efeito monumental em suas obras a partir da representação de espaço limitado (ilusionismo). Uma das primeiras obras mestres deste pleno barroco foi a Assunção da Virgem (1625-1627) que Giovanni Lanfranco pintou na imensa cúpula da igreja de Sant’andrea della Valle Roma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário